-
Arquitetos: PMG Landscape Architects
- Área: 16200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Take Off Photography
-
Fabricantes: Barkman Concrete, Forms + Surfaces, KOMPAN, Revamp Panels
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Carvolth representa uma combinação perfeita entre forma e função, na qual as estratégias de gestão de águas pluviais são integradas com a programação recreativa e educacional pública em um espaço verde linear de 1,60 hectares. O Carvolth IOS (Integrated Open Space) é composto por três tipos distintos de paisagem, com uma série de recursos de água conectados que refletem a transição de um terreno natural para um parque público e uma praça urbana. Em todos esses tipos de paisagem, o elemento comum da água está sempre presente. Esteticamente, formas ousadas, como a gota de água, reforçam o conceito enquanto delimitam espaços e fornecem assentos, retenções e outras funções. Arte visual foi incluída com detalhes que novamente reforçam o conceito da água, enquanto cores sutis são usadas para complementar as vistas da Montanha Golden Ears. Muitos aspectos relacionados à água foram incorporados ao projeto, desde sua representação visual em forma, cor e padrão, até a inclusão de água em valas, recursos hídricos e brincadeiras ou nas conexões auditivas mais sutis, onde a arquitetura permite que os sons da água sejam ouvidos no momento em que ela passa sob a pavimentação.
Funcionalmente, o Carvolth IOS atua como um equipamento público de águas pluviais, recebendo o escoamento da água do terreno circundante de 6,3 hectares de uso misto, retardando-a e limpando-a antes de chegar ao Córrego Latimer e ao Rio Serpentine. A integração visível dessa função dentro de uma paisagem pública bem programada é uma realização significativa que aumenta a conscientização sobre como os espaços públicos podem ser projetados tendo em mente as águas pluviais na escala de parque.
PMG foi responsável por liderar todos os aspectos do projeto o qual começou como um conceito puramente estético, com a água como tema central, inspirando os investidores, que viram seu potencial como algo mais do que apenas um parque de bairro. Marcado pelo conceito da água, o espaço foi repensado como um equipamento funcional de águas pluviais em forma de parque.
A realização deste espaço público bem-sucedido foi alcançada por meio de uma forte colaboração com investidores, o Município de Langley e a PMG como consultora principal, unindo as partes interessadas. Com arquitetos paisagistas liderando o projeto, a PMG foi capaz de alavancar a compreensão das necessidades dos investidores com as expectativas do município para sintetizar aspirações às vezes díspares em um espaço público coeso, integrado, física e visualmente acessível, conectado ao bairro circundante e funcionalmente relacionado ao ecossistema maior.
O Carvolth IOS demonstra uma consciência ambiental e social exemplar, fornecendo um espaço público para conexão e atividades lúdicas no bairro, enquanto fornece oportunidades educacionais passivas e ativas para os visitantes aprenderem sobre a gestão das águas. Ao revelar os processos das águas pluviais, o Carvolth IOS permite que as pessoas vejam e celebrem os sistemas naturais. Com isso, a sinalização interpretativa é incluída para educar e informar ainda mais os visitantes sobre a água e como ela é gerenciada no local com a esperança de que, com um aumento da compreensão, virá também um maior cuidado com a terra e a água, curando a desconexão gerada por décadas de ocultamento da infraestrutura a qual, estando fora da vista, também estava fora da mente.